Crianças, Adolescentes e Adultos

Ortodontia para todas as idades

Crianças

Embora não exista uma idade exata para as crianças começarem o tratamento ortodôntico, o ideal é que a consulta seja por volta dos 7 anos de idade.

Nesta idade, as crianças têm dentes de leite e dentes permanentes (adultos), tornando mais fácil para o ortodontista diagnosticar e corrigir problemas de dentes e mandíbulas precocemente e, muitas vezes, evitando cirurgias.

O tratamento precoce permite que o ortodontista:

• Corrija e oriente o crescimento da mandíbula da criança para ajudar os dentes permanentes a nascer num espaço adequado
  • Regule a largura das arcadas superior e inferior
  • Crie mais espaço para dentes, evitando que fiquem apinhados
  • Evite a necessidade de extrações dentárias permanentes mais tarde
  • Corrija a alteração anatômica causada pelo hábito de chupar o dedo ou a chupeta e ajude a melhorar problemas menores de fala

Sinais de que acriança precisa consultar um ortodontista:

• Perda precoce ou tardia de dentes de leite
  • Dificuldade em morder ou mastigar a comida
  • Respiração bucal
  • Hábito de chupar chupeta ou o dedo
  • Dentes apinhados, tortos ou bloqueados
  • Ruídos na articulação têmporo-mandibular ao abrir e fechar a boca
  • Mandíbula e dentes que não são proporcionais ao rosto
  • Dentes da frente apinhados por volta dos 7 ou 8 anos de idade

Adolescentes

Hoje em dia há uma variedade de estilos, materiais e cores, tornando a vida com aparelhos mais fácil, mais confortável e ainda mais fashion do que no passado.

Quanto tempo vai durar o tratamento?

O tempo de tratamento depende de três fatores:

• Tratamento precoce – O tratamento precoce permite que o ortodontista monitore o crescimento do maxilar e recomende um tratamento ortodôntico adicional se for necessário. Nem todos recebem tratamento ortodôntico precoce. Em alguns casos, o tratamento pode ter o seu início programado para uma época futura mais favorável.
  • A gravidade do problema – A gravidade do problema a ser corrigido irá determinar quanto tempo o processo demora. Diferentes pacientes reagem aos tratamentos de forma diferente. Enquanto um paciente pode levar 12 meses para completar um tratamento, outro pode demorar 24 meses. Os tempos de tratamento podem variar de acordo com a rapidez com que seu corpo responde e quanto trabalho é necessário para chegar ao objetivo final da correção do problema.
  • VOCÊ! – A dedicação ao tratamento proposto, realizando as consultas conforme o programado pelo ortodontista é extremamente importante no tempo que leva para completar o tratamento. Cada falta é um adicional de tempo para chegar ao objetivo final.

Adultos

O tratamento ortodôntico não é apenas para adolescentes ou crianças.

Um em cada cinco pacientes de ortodontia tem mais de 21 anos.

Razões comuns para tratamento ortodôntico em adultos:

• Má oclusão dos maxilares e dificuldade na mordida, fazendo com que os dentes encaixem incorretamente
  • Dentes apinhados ou excessivamente espaçados, possivelmente causando cárie dentária ou doença na gengiva
  • Dor na mandíbula ou na articulação têmporo-mandibular devido à pressão causada por dentes tortuosos
  • Desejar uma boca mais saudável e um sorriso mais confiante

Opções de tratamento para adultos

Atualmente, as opções de tratamento ortodôntico oferecem uma variedade de aparelhos móveis e fixos com brackets que são confortáveis, estéticos e acessórios personalizados para atender às necessidades de cada pessoa.

Os tipos de aparelhos incluem:

• Brackets metálicos tradicionais
  • Brackets cerâmicos
  • Aparelhos auto-ligados
  • Bracket lingual (atrás do dente)
  • Alinhadores invisíveis (invisalign)
  • Aparelhos móveis

A diferença entre ortodontia para adultos e ortodontia para crianças e adolescentes:

A principal diferença ao tratar adultos ou crianças e adolescentes é que, em pacientes mais jovens, os maxilares ainda estão em desenvolvimento.

Para os adultos, esses ossos pararam de crescer, o que pode significar a possibilidade de cirurgia ortognática para alinhar os maxilares.

Outras diferenças incluem:

• Doença periodontal – Os adultos são mais propensos do que as crianças a experimentar retração da gengiva ou mesmo perda óssea devido à gengivite (inflamação na gengiva) ou doença periodontal avançada. Pacientes com dentes mais retos são menos propensos a ter problemas nas gengivas.
  • Dentes desgastados ​​ou perdidos – Com o tempo, os dentes podem ficar desgastados e mudar para diferentes posições que só podem ser corrigidas com cuidados ortodônticos. Os dentes perdidos podem fazer com que outros dentes se desloquem e se inclinem, criando uma mordida ruim e aumentando a possibilidade de inflamação nas gengivas.
  • Tratamento ortodôntico incompleto quando adolescente – Muitos adultos receberam algum tratamento ortodôntico quando eram criança ou adolescente, mas nunca completaram seu tratamento. Quando adulto, eles escolhem completar seu tratamento ortodôntico para alcançar o sorriso saudável e bonito que eles sempre quiseram.

Adultos e crianças têm necessidades diferentes e requerem um nível diferente de atenção e cuidados.

Trabalharemos com você para garantir que você receba os tratamentos mais adequados e que suas necessidades sejam atendidas com compreensão e respeito.