Ortodontia: Uma Opção de Tratamento da Apneia do Sono

A apneia obstrutiva do sono ou simplesmente apneia do sono é uma condição relativamente comum em que as paredes da garganta relaxam e estreitam durante o sono, interrompendo a respiração normal.

Sintomas e sinais

Os sintomas geralmente são vistos por um parceiro, amigo ou familiar que percebe problemas enquanto a pessoa dorme.

Sinais de apneia obstrutiva do sono podem incluir:

• ronco alto
  • respiração barulhenta e com esforço
  • períodos curtos e repetidos em que a respiração é interrompida e voltar ofegante

Algumas pessoas com apneia obstrutiva do sono também podem sofrer suores noturnos e podem acordar com freqüência durante a noite.

Durante um episódio, a falta de oxigênio faz o cérebro sair do sono profundo – seja para um sono mais leve ou para acordar – a fim de sair do estado de relaxamento da musculatura e reabrir a via aérea e poder respirar normalmente.

Essas repetidas interrupções no sono podem fazer a pessoa se sentir muito cansada durante o dia.

Normalmente, a pessoa não lembra da respiração interrompida e não sabe que tem o problema.

ronco apneia

Tratamento

A apneia obstrutiva do sono é uma condição tratável e há uma variedade de opções de tratamento que podem reduzir os sintomas.

As opções de tratamento incluem:

• mudanças de estilo de vida – como perder excesso de peso, reduzir o álcool e dormir de lado
  • dispositivo de pressão positiva contínua de pressão aérea (CPAP) – esses dispositivos impedem o fechamento de sua via aérea enquanto a pessoa dorme, fornecendo um fornecimento contínuo de ar comprimido através de uma máscara
  • dispositivo de avanço mandibular – este dispositivo é como uma forma que se encaixa ao redor dos dentes, segurando o maxilar inferior e a língua para frente para aumentar o espaço na parte de trás da garganta, durante o sono, a fim de manter as vias aéreas desobstruídas durante a noite. Existem várias modalidades, mas os mais eficazes são aqueles moldados para cada paciente. Este aparelho é oferecido pelo ortodontista.

ronco queda de língua

A cirurgia também pode ser uma opção se houver um problema físico que pode ser corrigido cirurgicamente, como uma estrutura incomum do pescoço.

No entanto, para a maioria das pessoas a cirurgia não é apropriada e só pode ser considerada como último recurso se outros tratamentos não ajudaram.

Complicações

Os tratamentos acima mencionados geralmente podem ajudar a controlar os sintomas, embora o tratamento precise ser vitalício na maioria dos casos.

Se a apneia obstrutiva do sono não for tratada, pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, causando problemas como o mau desempenho no trabalho e na escola.

O relacionamento com a família também pode ser afetado, devido ao incômodo que todos passam com os roncos.

A apneia obstrutiva do sono mal controlada também pode aumentar seu risco de:

• desenvolver hipertensão arterial sistêmica (pressão alta)
  • ter um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco
  • desenvolver batimentos cardíacos irregulares – como a fibrilação atrial
  • desenvolver diabetes tipo 2 – embora não seja claro se este é o resultado de uma causa subjacente, como a obesidade

Pesquisas mostram que alguém que foi privado de sono por causa de apneia obstrutiva do sono pode ter até 12 vezes mais chances de estar envolvido em um acidente de carro.

Indiretamente, a apneia obstrutiva do sono pode matar, pois pode levar a condições fatais.

A Ortodontia oferece tratamento para esta condição com aparelhos de avanço mandibular.

Referências:

Você ronca e já acorda cansado? Pode ser apneia do sono: veja como tratar

APNEIA DO SONO: Pode Matar?