O Tratamento Ortodôntico

Por que usar aparelho?

Para muitas pessoas, ter um sorriso bonito é o motivo do tratamento ortodôntico.

Para outras, o benefício do tratamento ortodôntico é ter dentes saudáveis, com alinhamento adequado.

Dentes tortos e apinhados são difíceis de limpar e manter, o que pode resultar em cárie dentária, causar inflamações nas gengivas e levar à perda de dente.

Outros problemas podem contribuir para o desgaste anormal das superfícies dos dentes, função de mastigação ineficiente, estresse excessivo no tecido da gengiva e no osso que suporta os dentes ou desalinhamento das articulações do maxilar.

Dentes desalinhados podem levar a dores de cabeça crônicas, dores na articulação têmporo-mandibular ou no pescoço.

O tratamento por um ortodontista pode ser menos dispendioso e menos sacrificante do que os cuidados futuros necessários para tratar os danos dentários decorrentes de problemas ortodônticos.

Um plano de tratamento ortodôntico completo pode melhorar a saúde de seus dentes e gengivas e também pode melhorar drasticamente sua aparência pessoal e auto-estima.

Quais os benefícios de um tratamento ortodôntico?

  • Dentes alinhados são dentes saudáveis ​​- Os dentes que estão devidamente alinhados são mais fáceis de manter limpos com fio dental e escovação e podem ajudar a prevenir outros problemas de saúde.
  • Um sorriso bonito cria confiança – O tratamento ortodôntico pode ajudar a aumentar sua autoconfiança, dando-lhe uma melhor qualidade de vida e a liberdade de sorrir sem receio!
  • Dentes deixados sem tratamento podem piorar – Não receber tratamento ortodôntico quando é necessário pode criar danos à saúde a longo prazo que são mais difíceis e dispendiosos de tratar.

Qual é a melhor idade para fazer uma consulta com o ortodontista?

Qualquer idade pode ser uma ótima idade para fazer uma consulta com um ortodontista.

Quanto mais cedo, melhor, pois o ortodontista poderá avaliar qual será a melhor época para iniciar o tratamento, ainda na infância.

Alguns tratamentos, se iniciados antes dos 8 anos de idade, mesmo com dentes de leite, podem trazer resultados melhores e mais rápidos.

O ideal é que a primeira consulta seja por volta dos 7 anos de idade.

O tratamento ortodôntico não é exclusivo para crianças e adolescentes. Cerca de 1 em cada 5 pacientes de ortodontia tem mais de 21 anos.

Como funciona o tratamento ortodôntico

Os aparelhos de ortodontia são feitos de metal, cerâmica ou plástico.

Eles podem ser removíveis ou podem ser aparelhos fixos com pequenas pecinhas, chamadas “brackets”, coladas aos dentes.

Ao colocar uma força constante e suave em uma direção cuidadosamente controlada, os brackets lentamente movem os dentes para a posição correta.

Hoje em dia é possível escolher brackets claros ou metálicos e, em alguns casos, a cor do seu aparelho.

Os fios são muito menos visíveis, e os materiais mais recentes são projetados para mover os dentes mais rapidamente e com mais conforto.

Duração do tratamento

O tempo de tratamento varia e pode durar entre um e três anos, dependendo de vários fatores, incluindo idade, método de tratamento e conforme a gravidade do caso.

Um grande fator em um tratamento bem sucedido é o paciente!

Quanto mais envolvido e dedicado for a pessoa, mais eficiente será seu tratamento.

Em crianças, o tratamento precoce pode significar um tempo de tratamento mais rápido.

Para saber mais sobre os benefícios da ortodontia, entre em contato para agendar uma consulta.