O Dia-a-Dia com Aparelho

Seguem algumas orientações para quem está usando aparelho.

Para Comer

Alguns alimentos, como pipoca, podem danificar os novos aparelhos e devem ser evitados.

Alimentos a evitar:

• Alimentos mastigáveis do tipo bala de gelatina
  • Alimentos crocantes – por exemplo: pipoca, gelo
  • Alimentos “grudentos” – doces de caramelo, goma de mascar, chiclete
  • Alimentos duros – nozes,  amendoim japonês, doces duros
  • Alimentos que exigem morder com vigor – espiga de milho, maçãs, cenoura  crua

Desconforto causado pelo aparelho

A cada ajuste do arco, a arcada dentária pode ficar dolorida por alguns poucos dias. Isso é perfeitamente normal e não ficará dolorida para sempre!

Para aliviar a dor, recomendamos por apenas alguns minutos com água e sal (não engula a água salgada).

Se a dor é mais incômoda e não desaparecer após o bochecho, pode ser necessário um analgésico comum.

Também os lábios e bochechas podem ficar um pouco irritados e doloridos por uma semana, enquanto a mucosa se acostuma com os brackets. Neste caso, uma cera específica,colocada na ponta do bracket que incomoda, pode diminuir o desconforto.

Como cuidar dos dentes em uso de aparelho?

• Sempre escovar os dentes após cada refeição e usar fio dental pelo menos uma vez por dia.
  • Certificar-se de usar creme dental que contenha flúor.
  • Em uso de aparelho móvel, ao retirar para para comer, o ideal é escovar os dentes e usar o fio dental antes de recolocar o aparelho.
  • O aparelho móvel deve ser mantido limpo, escovando-o suavemente com uma escova e pasta de dente. O aparelho não deve ser colocado em água fervente ou na máquina de lavar louça.
  • Durante o tratamento, tentar evitar alimentos com muito açúcar, o que aumenta a quantidade de bactérias que crescem na boca, causando mais placa e, possivelmente, cáries.
  • Evitar alimentos que possivelmente possam ficar presos entre o aparelho e os dentes.
  • Manter a visita regular ao dentista clínico, a cada 6 meses.

Cuidar do aparelho

Aparelhos danificados podem aumentar o tempo de tratamento, pois perde-se tempo consertando.

Os dentes e a mandíbula só podem mover-se para as posições corretas, se o aparelho, fixo ou móvel, for usado conforme o recomendado.

É importante que saber como cuidar adequadamente do aparelho durante todo o tratamento ortodôntico.

Um aparelho bem cuidado trará resultados mais rápidos.